Redação de artigos

Sobre a estrutura de artigos científicos

Por Yumara Lúcia Vasconcelos

RESUMO. O resumo, numa comunicação cientifica, deve conter, em poucas linhas, os objetos (teórico e empírico) da pesquisa, descrevendo brevemente o objetivo geral, a questão norteadora da investigação (problema), o recorte temático (delimitação decorrente) as escolhas metodológicas e os resultados obtidos. Sua finalidade é, tão somente, ensejar um panorama acerca do teor do trabalho realizado. Em geral, o número de palavras não excede 250, variando conforme as regras editoriais. Esse número, entretanto, tem se mostrado suficiente para alcançar o propósito da seção em uma comunicação científica. O tempo das ações de pesquisa é o pretérito, uma vez que a pesquisa já foi desenvolvida, caso contrário não se exigiria a descrição dos resultados nos resumos.

INTRODUÇÃO. A introdução, nas comunicações científicas, apresenta a temática central da pesquisa. A seção é o ‘lugar’ onde o autor ressalta seus objetos, teórico e empírico; contextualiza o tema ou o fenômeno investigado; relaciona os motivos para realização da investigação, justificando a realização do estudo; aponta aspectos concernentes a originalidade, pertinência e contribuição efetiva.
O tema principal e aqueles transversais somente serão desenvolvidos na FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, opcionalmente, na REVISÃO DE LITERATURA. Há de se verificar a diferença entre essas estruturas.
Geralmente, a elaboração de uma introdução respeita a lógica indutiva, portanto, os elementos metodológicos estruturantes da investigação são posicionados ao final do texto. Refiro-me aos objetivos propostos, a questão problematizante, a hipótese (se cabível) e a metodologia (linhas gerais). É desejável que em seu último parágrafo, se descreva como as demais seções foram organizadas.

METODOLOGIA. A metodologia, geralmente, é uma seção a parte porque exige detalhamento de como a investigação foi realizada (protocolo de investigação). A transparência é uma medida de confiabilidade. As pesquisas puramente bibliográficas também possuem um protocolo mínimo. Como se classifica a pesquisa? Quis os materiais e métodos adotados (de procedimento e de análise de dados)? De que maneira os procedimentos foram articulados? Quais as fontes utilizadas (primárias e/ou secundárias)?

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA / REVISÃO DE LITERATURA. As citações na construção de uma fundamentação teórica, ou mesmo numa revisão de literatura, têm a função primordial de respaldo. Não se trata meramente de indicar as fontes da ideia ou pensamento. As escolhas das referencias respeitam uma lógica de elaboração, a partir de categorias de análise previamente definida, conforme as demandas da pesquisa. Quais são os entendimentos convergentes ou aquele majoritário? Quais os contrapontos principais? Quem são os autores representativos de cada eixo? Quem são os expoentes na matéria? Quais os temas transversais necessários ao entendimento do tema principal? Dessa grade de revisão, decorrerá a análise crítica dos ‘achados’, que dispostos no texto, constitui a amálgama dos parágrafos (elemento de conexão e organicidade).
A redação de uma revisão de literatura exige a organização do texto em torno do tema principal e daqueles transversais, estruturados em subtópicos ou categorias temáticas.

Didaticamente,

GRADE DE REVISÃO: CATEGORIAS TEMÁTICAS (Principal e transversais)

  1. PONTO (entendimento majoritário)
  2. CONTRAPONTO (entendimentos esparsos, mas relevantes.)
  3. ANÁLISE COMPARATIVA (fechamento)

DISCUSSÃO DE RESULTADOS E CONCLUSÃO. É a seção mais crítica de todo o trabalho, lugar onde as descrições convergem a um entendimento, uma análise crítica, a um eventual padrão fenomenológico, até mesmo, a identificação de lacunas e nicho para novas e necessárias investigações. A conclusão, por sua vez, representa o fechamento da investigação, onde as contribuições devem ser enfatizadas.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s